sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Obesidade é “contagiosa”

No dia 26 de julho de 2007, o jornal Folha de São Paulo publicou uma reportagem com o título: Obesidade é “contagiosa” entre amigos.


Isto é o resultado de um estudo norte-americano obtido a partir da análise detalhada sobre uma rede social de mais de 12 mil pessoas, num período de 32 anos (entre 1971 e 2003). Os pesquisadores sabiam quem era amigo de quem e se um indivíduo era irmão, cônjuge ou vizinho de outro. Os pesos das pessoas analisadas foram medidos em vários momentos.

Segundo os cientistas, as pessoas ficavam mais propensas à obesidade quando um amigo engordava. Já familiares tinham influência, mas menos que dos amigos. E mesmo a proximidade física não era relevante. O maior efeito era entre aqueles que se consideravam amigos próximos. Esse efeito também foi observado quando uma pessoa emagrecia. A genética teve sua influência, porque algumas pessoas têm metabolismo acelerado.

Para o cientista que liderou o estudo, as pessoas afetam a percepção de seus amigos sobre o peso: quando um bom amigo fica obeso, a obesidade deixa de parecer tão ruim. “Você muda sua idéia sobre qual tipo de corpo é aceitável ao avaliar as pessoas ao seu redor”. O endocrinologista Dr. Marcos Tambascia acrescentou: “o estudo mostra que há uma perda de referência em relação ao corpo”.

A participação direta de pessoas conhecidas ou dos pais acontece muito. Quem está emagrecendo, constantemente recebe elogios e estímulos para continuar ou parar de emagrecer. Às vezes dizem para parar de emagrecer porque já está bom. Isso na cabeça deles. A pessoa queria eliminar mais uns quilos, mas aceita a sugestão externa.

Outra constatação é que o amigo obeso gosta de comer bem e faz convites aos demais e dependendo de seu estilo de vida e de sua genética poderá engordar. É prazeroso ver um obeso comer com satisfação, mas isso estimula a comer junto.
Cada um deve avaliar seus amigos e tirar suas conclusões.

Um comentário:

  1. Encontei o seu blog pela comunidade "gastroplastia" e gostei muito dos textos.
    Concordo muito com o texto acima, pois passei por isso.
    Que legal que vc vai operar agora no dia 26, te desejo uma ótima cirurgia e uma excelente recuperação.
    T+

    ResponderExcluir