terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Estou obeso, doente e triste!

Hoje, estou com 109 Kilos, 1,70 de altura, e hipertenso leve. O excesso de peso tem me deixado extremamente triste. Nenhuma roupa entra e, dentre 10 pessoas que encontro, 5 dizem fazem piadinhas dizendo "cê tá fortinho" ou "Nossa! vc engordou, né?"

Tomei a iniciativa de me tratar mais afundo, visto que dieta e medicamentos bnão solucionaram meu problema. Sim problema, pois obesidade é doença, isso significa que estou doente.

Descobri que meu plano de saúde cobre a gastroplastia (cirurgia para redução de estômago por videolaparoscopia). Procurei o cirurgião e ele me indicou sim a cirurgia. Já fiz todos os exames e falta pouco para marca-la.

Esse blog é para que meus amigos em acompanhem e vejam tudo. Além dos exames e acompanhamentos da cirurgia, irei publicar também artigos interessantes relacionados a esse grande mal: OBESIDADE!

A obesidade hoje é considerada uma doença e caracteriza-se pelo excesso de gordura no corpo, representando um dos grandes problemas de saúde pública no mundo inteiro.

Quase 1/3 da população mundial está acima do peso. A obesidade é medida usando uma escala chamada índice de massa corpórea ou IMC, que é calculada usando seu peso e altura (vide fórmula). Um IMC maior que 30 é considerado obesidade.

A obesidade não é um problema moral, não é um problema mental ou de falta de força de vontade, seu tratamento implica na redução da mortalidade de pessoas que teriam suas vidas interrompidas precocemente. Infelizmente não existe milagre que promova a perda de peso sem a colaboração e a motivação da pessoa; os sacrifícios portanto precisam ser conhecidos.

A obesidade pode aumentar o risco da pessoa desenvolver várias condições, como diabete, pressão alta, doenças do coração e algumas formas de câncer. Muitos riscos à saúde são mais altos nas pessoas obesas, e os riscos podem aumentar como o grau de aumento da obesidade. Em particular, as pessoas que ganham peso extra ao redor da cintura, ao invés de nas pernas e nas coxas, têm maior chance de ter problemas de saúde causados pela obesidade.

Um comentário:

  1. Oi Douglas. Boa noite. Meu nome é Patricia, e um pouco da minha história vc vai saber no meu blog (q não chega aos pe´s do seu, nem de longe, pq o seu é lindooo...). Hj eu to nakeles dias de depre brava e to até essa hora vendo os antes e depois, na comu da gastroplastia no orkut e foi la q te achei. Enfim....
    Desculpa o desabafo.. mas to muito triste. Tb to com todoas akelas co-morbidades, sem contar q to com a minha auto estima la no calcanhar. To até com problemas no meu casamento, acredita? E olha q casei faz nem 5 meses..
    Eu nunca estive tão obesa... Keria muito conversar com algume q parece ser alto astral como vc. Ta dificil pra caramba... Vou operar acho q em setembro. Pq a Unimed obriga a ir numa palestra, q pra mi foi marcada p agosto. to com tdo pronto, amanha passo no cardio, depois pego o lado com o psiq e tdo certo.
    O meu maior medo de tdo isso, é voltar a engordar...Por favor, me conta um pouco da sua historia e da sua mamae.
    to ansiosa, com medo e desesperada.
    Desculpa o desabafo. meu msn é patylindadipietro@hotmail.com

    um abraço e fica com Deus

    ResponderExcluir