
Hoje, estou com 109 Kilos, 1,70 de altura, e hipertenso leve. O excesso de peso tem me deixado extremamente triste. Nenhuma roupa entra e, dentre 10 pessoas que encontro, 5 dizem fazem piadinhas dizendo "cê tá fortinho" ou "Nossa! vc engordou, né?"
Tomei a iniciativa de me tratar mais afundo, visto que dieta e medicamentos bnão solucionaram meu problema. Sim problema, pois obesidade é doença, isso significa que estou doente.
Descobri que meu plano de saúde cobre a gastroplastia (cirurgia para redução de estômago por videolaparoscopia). Procurei o cirurgião e ele me indicou sim a cirurgia. Já fiz todos os exames e falta pouco para marca-la.
Esse blog é para que meus amigos em acompanhem e vejam tudo. Além dos exames e acompanhamentos da cirurgia, irei publicar também artigos interessantes relacionados a esse grande mal:
OBESIDADE!A
obesidade hoje é considerada uma
doença e caracteriza-se pelo excesso de gordura no corpo, representando um dos grandes problemas de saúde pública no mundo inteiro.
Quase 1/3 da população mundial está acima do peso. A obesidade é medida usando uma escala chamada índice de massa corpórea ou IMC, que é calculada usando seu peso e altura (vide fórmula). Um IMC maior que 30 é considerado obesidade.
A
obesidade não é um problema moral, não é um problema mental ou de falta de força de vontade, seu tratamento implica na redução da mortalidade de pessoas que teriam suas vidas interrompidas precocemente. Infelizmente não existe milagre que promova a perda de peso sem a colaboração e a motivação da pessoa; os sacrifícios portanto precisam ser conhecidos.
A obesidade pode aumentar o risco da pessoa desenvolver várias condições, como diabete, pressão alta, doenças do coração e algumas formas de câncer. Muitos riscos à saúde são mais altos nas pessoas obesas, e os riscos podem aumentar como o grau de aumento da obesidade. Em particular, as pessoas que ganham peso extra ao redor da cintura, ao invés de nas pernas e nas coxas, têm maior chance de ter problemas de saúde causados pela obesidade.